REVIEW: FERVURA MÁXIMA (Hard Boiled, 1992)

John Woo.

Esse nome e sobrenome de um dos mais respeitados cineastas já surgidos no cinema oriental tem uma tremenda importância para toda uma geração de cinéfilos nascidos antes dos anos 90. Por que? Porque foram essas pessoas que muito provavelmente assistiram a um filme de ação intitulado O ALVO (Hard Target) com Jean-Claude Van Damme – detalhe: tendo idade ou não para isso – nos cinemas ou através do VHS lançado pela CIC Video. Não teve fã do gênero que não ficou espantado com a maneira como aquelas cenas de ação eram filmadas e editadas. Ou boquiaberto como o diretor daquele longa pouco se importava com bobagens, como verossimilhança e realismo.

Foi com o sucesso de O ALVO nos cinemas e no home video que diversas distribuidoras independentes lançaram uma considerável parte de sua filmografia no nosso mercado com títulos como O DOMADOR DE DRAGÕES, A FARRA DO DEMÔNIO, UM DINHEIRO MUITO LOUCO, A JUGULAR BLINDADA, NO CORAÇÃO DO PERIGO, ALVO DUPLO e suas duas continuações (o terceiro filme foi dirigido por Tsui Hark, em uma produção sem o envolvimento de Woo), THE KILLER – O MATADOR, BALA NA CABEÇA, RAJADAS DE FOGO e FERVURA MÁXIMA.

fervura máxima

Com exceção de BALA NA CABEÇA e ALVO DUPLO 2, os demais títulos nunca receberam lançamento em DVD no Brasil. Só agora em 2017 que FERVURA MÁXIMA chega às prateleiras das melhores lojas para o colecionador pela distribuidora Obras-Primas do Cinema, que costuma fazer jus ao seu nome lançando verdadeiras obras-primas e preciosidades da sétima arte durante todos os meses do ano. E esse genial filme de ação dirigido por Woo é, de fato, uma delas. A trama simples de tiras vs. bandidos é um mero pretexto para o longa ser um desfile de grandes e impressionantes sequências de ação. Nunca um hospital foi palco de tantos tiroteios e destruição como nesse filme.

fervura máxima

O fato é que FERVURA MÁXIMA realmente funciona pela graciosa habilidade de Woo não apenas na realização dessas cenas de ação mas também na sua segurança enquanto contador de histórias aprimorada como nunca por seus belos longas anteriores e na direção de um inspirado elenco. Os homens da lei Chow Yun-Fat, Tony Leung, Phillip Chan e os vilões Phillip Kwok e Anthony Wong apresentam desempenhos memoráveis.

Nos extras do DVD da Obras-Primas, Woo comenta que foi a sua intenção fazer uma espécie de Dirty Harry de Hong Kong com o inspetor Tequila de Chow Yun-Fat sendo a sua versão de um personagem badass como os interpretados por Clint Eastwood e Steve McQueen. O roteiro de Woo e Barry Wong teria o Tequila caçando um psicopata que envenenava comida de bebê nos supermercados em uma história inspirada por fatos reais. Ideia essa que foi abandonada com a entrada do astro Tony Leung e o repentino falecimento de Wong na pré-produção.

fervura máxima

O longa então tornaria-se um ‘buddy action movie‘ com o Tequila de Yun-Fat e o policial infiltrado Alan de Tony Leung unindo forças contra o chefe de tríade Johnny Wong (Anthony Wong). Já que falamos no vilão, o seu braço direito Mad Dog foi criado por Woo durante as filmagens para o então dublê e coordenador de ação Phillip Kwok, que não estava trabalhando como ator no longa. O próprio personagem do bartender e ex-policial interpretado pelo diretor que é uma espécie de mentor para o Tequila foi uma exigência de Yun-Fat quando o mesmo soube que grande parte da história de seu envolvimento com sua namorada e colega de trabalho, Teresa Chang (Teresa Mo), foi cortada ao extremo. Até mesmo a sequência de abertura na casa de chá foi rodada quando Woo sequer possuía um roteiro fechado com a história que vemos no filme, porque a locação estava prestes a ser demolida.

fervura máxima

Existem várias outras histórias que são contadas por Woo, Kwok e Phillip Chan nas entrevistas disponíveis como extras nesse DVD. Assistindo ao produto finalizado, nem parece que FERVURA MÁXIMA teve essa turbulenta história de bastidores. Quem diria?

Além do filme com excelente qualidade de som e imagem, áudio original e legendas em português e inglês e os extras já mencionados, o disco também oferece como extra um ‘Guia de Localização’ que – confirmando as suspeitas deste que vos escreve – nada mais é que um ótimo ‘Guia de Locações’ onde uma apresentadora passeia pelos lugares onde FERVURA MÁXIMA foi filmado. Como estamos falando de um filme de 1992 rodado em uma cidade como Hong Kong, infelizmente grande parte deles não existe mais.

fervura máxima

A edição especial desta obra-prima do cinema de ação chamada FERVURA MÁXIMA lançada pela Obras-Primas do Cinema é uma aquisição recomendada pelo Action News. O DVD está disponível nas melhores lojas.

Gostou do conteúdo? Seja o nosso patrão! Yippee Ki Yay, Motherfucker!

3 Comentários

Deixe uma resposta