MATADOR DE ALUGUEL (Road House, 1989) | REVIEW

Dalton (Patrick Swayze, de AMANHECER VIOLENTO, falecido em 2009) é um leão de chácara afamado no seu ramo pela sua competência e profissionalismo. Contratado a peso de ouro pelo proprietário de bar decadente que tem planos de reformar e revitalizar o estabelecimento, Dalton chega à pequena cidade de Jasper, no Missouri, com a missão de afastar os desordeiros e marginais que afugentam a clientela. Pouco tempo depois, Dalton bate de frente com o poderoso Brad Wesley (Ben Gazarra, A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS, falecido em 2012), líder de uma associação comercial que na verdade não passa de uma fachada pra um esquema de extorsão. Quando Dalton se envolve com a linda Doc (Kelly Lynch, de ASSASSINO VIRTUAL), uma médica por quem Wesley nutre um desejo doentio, a rivalidade entre os dois homens explode em violência.

Filmaço de ação produzido em 1989 por Joel Silver (MÁQUINA MORTÍFERA, DURO DE MATAR, MATRIX), um mestre do gênero, e dirigido por Rowdy Herrington (ZONA DE PERIGO). Na época, o filme foi injustamente achincalhado pela crítica e chegou a receber cinco indicações a Framboesa de Ouro nas categorias Pior Filme, Pior Ator, Pior Ator Coadjuvante, Pior Diretor e Pior Roteiro. MATADOR DE ALUGUEL também nâo foi muito nas bilheterias. Patrick Swayze foi alçado ao posto de galã por causa do enorme sucesso de DIRTY DANCING e o público feminino torceu o nariz quando o astro se associou a uma produção recheada de cenas violentas.

Com o sucesso posterior no mercado de home vídeo e com o passar do tempo, MATADOR DE ALUGUEL ganhou status de cult movie e entrou para a cultura pop. A cena em que Dalton explica suas três regras para a equipe de segurança do Double Douce costuma ser exibida durante palestras a policiais nos EUA. O zagueiro Andy Dalton, do Cincinnati Bengals, adotou o apelido de Road House por causa desse filme. MATADOR DE ALUGUEL foi homenageado em um episódio da série “Uma Família da Pesada”, ganhou uma montagem off-Brodway em 2003 e é um guilt pleasure assumido do comediante Michael J. Nelson (escritor e ex-apresentador do premiado Mystery Science Theatre 3000, série de Tv que exibe os considerados piores filmes de todos os tempos) e do criador do prêmio Framboesa de Ouro, John Wilson.

Em matéria de porrada, MATADOR DE ALUGUEL não decepciona. O elenco foi treinado em kickboxer e hapkido pelo veterano coordenador de dublês e de cenas de ação Benny Urquidez. Swayze se saiu tão bem nas sequências de pancadaria que Urquidez chegou a sugerir que ele entrasse pra luta profissional. O impressionante confronto entre Swayze e o capanga interpretado por Marshall Teague (A ROCHA) foi filmada mais de 71 vezes e durou cinco dias. Swayze se feriu durante as filmagens, o que o impediu de participar de PREDADOR 2 – A CAÇADA CONTINUA e TANGO E CASH – OS VINGADORES. Se deu bem. Escolhendo um papel menos extenuante fisicamente, Patrick acabou protagonizando o oscarizado GHOST – DO OUTRO LADO DA VIDA, filme que consolidou sua carreira, garantindo respeito da crítica e diversos prêmios. Outro destaque em MATADOR DE ALUGUEL é o veterano Sam Eliott, que atua como mentor e figura paterna do personagem Dalton e que convence nas cenas de luta, apesar da idade avançada.

MATADOR DE ALUGUEL ganhou uma sequência em 2006 e em 2015 foi anunciada uma refilmagem que seria estrelada pela estrela do MMA Ronda Rousey. Com um ótimo elenco, excelentes cenas de ação, um roteiro que equilibra drama, romance e humor e uma trilha sonora matadora, MATADOR DE ALUGUEL é garantia de diversão de primeira.

Gostou do conteúdo? Seja o nosso patrão! Yippee Ki Yay, Motherfucker!

1 Comentário

Deixe uma resposta

  • Rapaz, esse filme é excelente, era guri no início dos anos 90 quando vi da primeira vez e virei fã logo de cara. Bom ver que o tempo fez bem a essa película muito injustiçada nos anos 80.

    A Kelly Lynch está LINDÍSSIMA no filme, espetáculo de loira.

    Sam Eliott para mim é o melhor, rouba a cena demais com aquele estilo motoqueiro coroa, fiquei muito triste quando… (não vou falar spoiler aqui,né?rsrsrs…)