MOSTRA KUNG FU CINEMA no CCSP

MOSTRA KUNG FU CINEMA REÚNE FILMES OBRIGATÓRIOS DE ARTES MARCIAIS

De 04 a 16 de Abril de 2017
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto.

O Centro Cultural São Paulo e o Circuito Spcine apresenta no início de Abril, de 04 a 16, a mostra Kung Fu Cinema, uma seleção de alguns dos melhores filmes de artes marciais, desde a década de 1970 até os dias de hoje, sublinhando as melhores coreografias de ação do Oriente e do Ocidente. Com grandes clássicos contemporâneos e da era de ouro dos filmes de artes marciais, apresentam um panorama significativo da história do cinema de Hong Kong, da sua gênese até a cooptação de Hollywood. Dos filmes dos estúdios Shaw, que deram a tônica do que a coreografia de ação seria para o cinema de ação hoje, dos clássicos de ação japoneses e tailandeses, para terminar numa exibição completa, sem cortes e em volume único, do filme KILL BILL, de Quentin Tarantino.

O título, Kung Fu Cinema, é um termo geralmente usado para designar o cinema de artes marciais, ou como o jargão popular, o filme de luta. O kung fu é um subgênero de filmes nascido em Hong Kong, que se contrapõe ao conhecido gênero Wuxia, filmes de artes marciais com elementos fantásticos e que reelaboram a trajetória do herói lendário, similar aos cavaleiros da literatura britânica, ou aos samurais clássicos do Japão. Porém, se apropriando do termo para contornar uma variedade maior de subgêneros dos filmes de artes marciais, a Mostra Kung Fu Cinema não só vai exibir filmes de kung fu, como também de Wuxia, filmes japoneses com coreografias de artes marciais influenciados pelos equivalentes chineses, e também filmes de artes marciais da Tailândia, com seu cinema de ação altamente influenciados pelo cinema de artes marciais de Hong Kong.

E não só fugindo das amarras do termo Kung Fu cinema como subgênero, fugimos também do protagonismo masculino como único representante da força e do herói nos filmes de artes marciais. Quando se pensa em filmes de luta chineses, prontamente citamos Bruce Lee, Jackie Chan, Gordon Liu, entre outros, mas, e as mulheres? Esta seleção teve um foco especial na mulher, com grandes clássicos contemporâneos e da era de ouro dos filmes de artes marciais, apresentando um panorama significativo da história do cinema de Hong Kong, da sua gênese até a cooptação de Hollywood.

mostra kung fu cinema

FILMES

O VÔO DO DRAGÃO, de Bruce Lee
Meng long guo jiang, Hong Kong, 1973, 98min
Com Bruce Lee, Nora Miao, Chuck Norris
Tang Lung é enviado de Hong Kong a Roma para ajudar o Tio Wang e a prima Chen Ching-hua nos negócios do restaurante. O estabelecimento comercial da família é alvo de um grupo mafioso local e Tang afasta momentaneamente os gângsters, conquistando a admiração de Chen. O jovem ensina aos seus colegas as artes marciais chinesas, o Kung Fu, e deverá comprovar seu talento como lutador contra outras ameaças que surgem.

KILL BILL – Volume Único, de Quentin Tarantino
Kill Bill, EUA, 2004, 228min
Com Uma Thurman, David Carradine, Michael Madsen
Após ser traída por Bill e seu antigo grupo, a Noiva assassina fica à beira da morte por 4 anos. Após despertar do coma, ela vai atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los. Na segunda parte dessa busca por vingança, a noiva vai continuar sua procura por Bill, atacando os últimos dois sobreviventes do grupo: Budd e Elle Driver. O confronto com seu antigo mestre, e mandante da sua morte, vai revelar novas surpresas para a assassina.

VINGANÇA NA NEVE, de Toshiya Fujita
Shurayukihime, Japão, 1973, 97min
Com Meiko Kaji, Toshio Kurosawa, Masaaki Daimon
Baseado no mangá Yuki – Vingança na Neve, do genial Kazuo Koike (o criador de Lobo Solitário), e estrelado pela icônica atriz e cantora Meiko Kaji, Lady Snowblood é um dos marcos do cinema japonês na década de 70. Uma mulher é estuprada e espancada por um grupo de ladrões, que ainda assassinam seu marido e seu filho. Ela consegue matar um dos assaltantes, e acaba na prisão por isso. Na cadeia, ela morre ao dar à luz a uma menina chamada Yuki, que então é criada para se tornar uma assassina com o único objetivo de vingar a mãe.

CHOCOLATE, de Prachya Pinkaew
Chocolate, Tailândia, 2008, 110min
Com JeeJa Yanin, Hiroshi Abe, Pongpat Wachirabunjong
Uma jovem mulher autista, metade Tailandesa, metade Japonesa, filha de um Yakuza, e apaixonada por chocolate e filmes de artes marciais, revela ter dons especiais e reflexos apurados. Ela começa a treinar imitando movimentos de filmes. Quando ela testemunha o espancamento da mãe por alguns gangsters, suas habilidades se tornarão necessárias, já que confrontos reais surgirão muito além da televisão.

AS GARRAS DA TIGRESA, de Chia-Liang Liu
Zhang bei, Hong Kong, 1981, 121min
Com Chia-Liang Liu, Kara Hui, Hou Hsiao
Tai-nun é mestre nas artes marciais e se casa com um patriarca mais velho para proteger sua herança, no entanto seu irmão rouba o testamento. Tai-nun e seu sobrinho vão atrás de recuperar o documento a força.

ERA UMA VEZ NA CHINA 2, de Hark Tsui
Wong Fei Hung II: Nam yee tung chi keung, Hong Kong, 1992, 113min
Com Jet Li, Rosamund Kwan, Donnie Yenk
Na China Imperial, o clã White Lótus pretende exterminar todos os estrangeiros e sua influência na China. É exatamente em meio a toda essa agitação nacionalista que Wong Fey Hong conhece Sun Yet Sem e juntos resgatam estudantes e ajudam a salvar os feridos de um brutal ataque do clã. Porém, os militares são chamados para acalmar a multidão e Sun acaba sendo preso. Para salvar seu amigo, Wong enfrentará grandes perigos ao decidir se infiltrar no White Lótus.

THE STREET FIGHTER, de Shigehiro Ozawa
Gekitotsu! Satsujin ken, Japão, 1974, 91min
Com Shin’ichi Chiba, Goichi Yamada, Yutaka Nakajima
Takuma Tsurugi é um grande mestre das artes marciais e faz uso de seus talentos para viver como mercenário. Ele recebe a missão de sequestrar uma garota, filha de um importante magnata que morreu e deixou bilhões de dólares para a sua filha. Mas então acontece uma reviravolta, eles se recusam a pagar o preço exorbitante que Takuma exige pelo serviço e, em seguida, tentam matá-lo para esconder seus planos secretos. Takuma prontamente oferece seus serviços para protegê-la e executa, a partir de então, a sua vingança.

O MESTRE INVENCÍVEL II, de Chia-Liang Liu
Jui kuen II, Hong Kong, 1994, 102min
Com Jackie Chan, Ho-Sung Pak, Lung Ti
Quando um grupo terrorista internacional decide roubar um tesouro da nação chinesa, a última esperança é Wong Fei-Hung, um jovem lutador de Kung-fu sem grandes qualidades mas, quando fica bêbado, se torna invencível.

MR. NICE GUY – BOM DE BRIGA, de Sammo Hung Kam-Bo
Yat goh hiu yan, Hong Kong, 1998, 90min
Com Jackie Chan, Richard Norton, Gabrielle Fitzpatrick
A jornalista Diana tem uma fita que contém uma prova contra o traficante Giancarlo, o que a torna presa fácil para os bandidos. Ela pede ajuda ao simpático cozinheiro Jackie, mestre em artes marciais, que aceita proteger a repórter. Acidentalmente, a fita VHS se confunde com alguns filmes infantis no carro de Jackie e agora nem ele, nem Diana, nem os bandidos sabem onde o vídeo está. Quando a máfia sequestra a namorada de Jackie, o cozinheiro do kung fu irá mostrar para Giancarlo que a brincadeira acabou.

OS CINCO SUPERLUTADORES, de Mar Lo
Tang shan wu hu, Hong Kong, 1979
Com Chiu-Sing Hau, Siu-Hung Leung, Austin Wai
Três estudantes de artes marciais vão em busca de novos mestres depois que o antigo professor falhou uma batalha e perdeu sua honra.

LADY WHIRLWIND, de Feng Huang
Tie zhang xuan feng tui, Hong Kong, 1972, 88min
Com Angela Mao, Yi Chang, Ying Bai
Tien busca de vingar de Ling por ter abandonado sua irmã grávida levando-a ao suícidio.

A TOCHA DE ZEN, de King Hu
Xia nü, Taiwan, 1971, 200min
Com Feng Hsu, Chun Shih, Ying Bai
O pintor Shen Chai, morador de um remoto forte abandonado, decide durante a noite investigar estranhos barulhos. Ele acaba encontrando Yang, uma fugitiva disfarçada perseguida pelos assassinos de seus pais.

ONG BAK 2 – O GUERREIRO SAGRADO VOLTOU, de Tony Jaa e Panna Rittikrai
Ong Bak – The Beginning, Tailândia, 2008, 97min
Com Tony Jaa, Sarunyu Wongkrachang, Sorapong Chatree
No Reino de Ayutthayan, em 1431, o jovem Tien (Tony Jaa) é resgatado por um grupo que preserva o legado de uma tradicional dança mascarada. Dominado pela determinação, Tien começa a se tornar um perito em um tipo especial de mistura das artes marciais com a dança e terá que lidar com os mais diversos obstáculos.

DRAGÃO, de Peter Chan
Wu xia, Hong Kong, 2011, 115min
Com Donnie Yen, Takeshi Kaneshiro, Wei Tang
Um artesão de papel se envolve em um caso de assassinato entre dois criminosos o que leva a um detetive a sua suspeita.

O TIGRE E O DRAGÃO, de Ang Lee
Wo hu cang long, EUA/Hong Kong, 2000, 119min
Com Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh, Zhang Ziyi
A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

OPERAÇÃO ESCORPIÃO, de David Lai
Jie zi zhan shi, Hong Kong, 1992, 99min
Com Kar Lok Chin, Chia-Liang Liu, Jung Yuen
Yuk Su vive em sua fantasia de um universo alternativo em que se torna um grande herói que salva a donzela em perigo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04 – terça-feira
18h00 – Ong Bak 2 – O Guerreiro Sagrado Voltou
20h00 – Lady Whirlwind

Dia 05 – quarta-feira

16h00 – Operação Escorpião
18h00 – O Mestre Invencível II
20h00 – O Vôo do Dragão

Dia 06 – quinta-feira

15h30 – O Tigre e o Dragão
18h00 – Os Cinco Superlutadores
20h00 – The Street Fighter

Dia 07 – sexta-feira

15h45 – Dragão
18h00 – Mr. Nice Guy: Bom de Briga
19h45 – As Garras da Tigresa

Dia 08 – sábado

15h30 – Era Uma Vez na China 2
17h45 – Chocolate
20h00 – Vingança na Neve

Dia 11 – terça-feira

16h00 – Lady Whirlwind
18h00 – Mr. Nice Guy: Bom de Briga
20h00 – Era Uma Vez na China 2

Dia 12 – quarta-feira

16h00 – Os Cinco Superlutadores
18h00 – O Mestre Invencível II
20h00 – Operação Escorpião

Dia 13 – quinta-feira

16h00 – The Street Fighter
18h00 – A Tocha de Zen

Dia 14 – sexta-feira

16h00 – Vingança na Neve
18h00 – Chocolate
20h00 – Ong Bak 2 – O Guerreiro Sagrado Voltou

Dia 15 – sábado

16h00 – Palestra Cinema Kung Fu – com Leandro Cesar Caraça
18h10 – Kill Bill: Volume Único

Dia 16 – domingo

15h45 – As Garras da Tigresa
18h00 – O Vôo do Dragão
20h00 – Dragão

 

Gostou do conteúdo? Seja o nosso patrão! Yippee Ki Yay, Motherfucker!

Adicione um comentário

Deixe uma resposta